#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

domingo, 26 de dezembro de 2010

O menino que matou a sede de meio milhão de africanos.

Esta história comovente é digna de ser conhecida no mundo inteiro onde infelizmente ainda existe tanta miséria e desigualdade no seio da Humanidade num planeta que é de todos mas só alguns têm demais pouco se importando que outros tenham de menos.


Ryan Hreljac, nascido no Canadá em 1991, era um menino de 6 anos de idade quando ouviu sua professora falar sobre como viviam as crianças em África e se comoveu ao saber que muitas morriam de sede por não terem água suficiente devido a secas e falta de poços.


Ryan perguntou à professora quanto custava levar água a esses meninos que viviam longe e ele nada podia fazer para ajudar. A professora se enterneceu com sua preocupação e se lembrou de uma organização chamada WaterCan, dedicada ao tema, e lhe disse que um pequeno poço poderia custar cerca de 70 dólares, pensando talvez que satisfazia assim a curiosidade do menino que na verdade não desistiu da ideia de arranjar dinheiro para construir um poço para as crianças africanas.


Falou com sua mãe que ficou tão sensibilizada com o desejo de seu filho que resolveu dar-lhe algumas tarefas para ele fazer a fim de ganhar seu dinheiro conscientemente e fosse entendendo o valor de seu gesto humano que precisava de fazer alguns sacrifícios para o concretizar. Então ia ganhando alguns dólares por semana que sua mãe dava até ao dia em que conseguiu juntar todo o dinheiro que a professora tinha falado, pedindo depois à sua mãe que o acompanhasse à sede da WaterCan para comprar o poço para os meninos de África.


Claro que o custo real não era aquele e sim 2.000 dólares, tal como informaram que custava a perfuração, e Susan sua mãe lhe falou que era um sonho impossível de realizar, pois não tinha tanto dinheiro para dar.


Porém, Ryan não se rendeu e prometeu àquele homem que arranjaria o dinheiro, fazendo-o sorrir, e sua mãe abraçou seu filho carinhosamente levando-o para casa.


A história do menino ficou sendo conhecida no bairro inteiro onde morava e viam-no fazer recados todos os dias para ganhar algum dinheiro. A família, os amigos e vizinhos ficaram todos contagiados com a determinação de uma crianças de 6 anos que tinha o desejo de arranjar 2.000 dólares para mandar fazer um poço em África para matar a sede a outras crianças e se juntaram no mesmo objectivo.


Assim, em janeiro de 1999 foi perfurado um poço numa vila ao norte de Uganda. A partir daí começa a lenda de Ryan que não parou de arrecadar fundos e de viajar por meio mundo buscando apoios no mesmo sentido.

Quando o poço de Angola estava pronto, o colégio onde andava começou a ter correspondência frequente com as crianças do colégio da região onde ficava o poço e deste modo Ryan conheceu Akana, um jovem que havia escapado das garras dos exércitos de meninos e que lutava agora sim para estudar no dia a dia.


Ryan sentiu-se cativado por seu novo amigo e pediu a seus pais para ir vê-lo. Com um grande esforço econômico de sua parte, os pais pagaram sua viagem a Uganda e Ryan, no ano 2000, chegou ao povoado onde havia sido perfurado seu poço. Centenas de meninos dos arredores formavam um corredor e gritavam seu nome.

"Sabem meu nome aqui?", perguntou Ryan.
- Sim, toda a gente que vive 100 quilômetros em redor sabe, respondeu ele.

Hoje em dia Ryan, com 19 anos de idade, tem sua própria fundação e conseguiu levar mais de 400 poços a África. Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água. Recolhe doações de todo o mundo e estuda para ser engenheiro hidráulico.


São pessoas como esta que merecem todo o nosso reconhecimento pelo seu valor de grandioso ser humano que devia um dia chegar aos poderes do Mundo onde infelizmente estão aqueles que pouco fazem pelo bem comum, vivendo nos seus luxos e mordomias, ambiciosos e fraudulentos tão cheios de ‘diplomacias’.

1 comentários:

José Dos Reis 17 de novembro de 2012 10:40  

GOSTARIA DE SABER POR QUE ESTE SITE ESTA MORTO.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO